4ª Mostra Humberto Mauro – Longas Brasileiros
Atena
Diretor: Caco Souza
Sinopse: Atena (Mel Lisboa) foi abusada por seu pai durante a infância. Como ele desapareceu, ela faz hoje justiça com as próprias mãos em casos semelhantes que ocorrem em sua cidade. Com ajuda do jornalista Carlos (Thiago Fragoso), Atena encontra seu pai em Montevidéu, em busca de vingança.
Além de Nós
Diretor: Rogério Rodrigues
Sinopse: Leo (Miguel Coelho), um jovem peão de fazenda que nunca saiu de seu pequeno vilarejo no sul do Brasil, sofre duas grandes perdas no mesmo dia: demitido e testemunha a morte do pai, da qual se sente culpado. Ao encontrar uma foto e uma carta, Leo se depara com a necessidade de realizar o último desejo de seu pai e para atender ao pedido, viaja com seu tio Artur (Thiago Lacerda) para a cidade do Rio de Janeiro. No caminho desconhecido, Leo resgata a relação com o tio, de quem discorda totalmente sobre a forma de ser e de viver, tornando esta jornada uma grande aventura de descobertas e transformações.
Cordel do Amor Sem Fim
Diretor: Daniel Alvim
Sinopse: Numa pacata cidade, vivem três irmãs – Madalena (Helena Ranaldi), Carminha (Patrícia Gaspar) e a jovem e sonhadora Teresa (Márcia de Oliveira), por quem o namorado José nutre um sentimento arrebatador e possessivo. No dia em que José (Luciano Gatti) vai pedi-la em casamento, um encontro no porto da cidade sela o destino de Teresa: ela se apaixona por Antônio (Marcelo Marothy), um viajante que está de passagem pela cidade. A partir deste ponto, a trama se desenrola em função da espera de Teresa pelo retorno de Antônio. A espera contagia a todos e as personagens passam a viver na expectativa de que algo mude em suas vidas.
Kunhã Karaí e as Narrativas da Terra
Diretora: Paola Mallmann
Sinopse: O filme é uma aproximação com a história de vida de mulheres indígenas brasileiras, em que processos de luta e cura permeiam suas trajetórias em tornar-se lideranças.Entre sonhos, elementos da cosmovisão ameríndia memórias e engajamento coletivo, reconhecemos a autenticidade de suas relações com o território e a memória brasileira. O protagonismo feminino indígena, na atuação coletiva em defesa dos direitos originários, perpassa o debate sobre mudanças climáticas, são elementos que apontam caminhos na busca de reconexão com a identidade ancestral e iluminam outras perspectivas e valores, fundamentais para a renovação dos modos de ser humano e sua relação com a natureza.
Lusófonas
Diretora: Carolina Paiva
Sinopse: Rodado no Brasil, Angola, Moçambique e em Portugal o documentário investiga como que a lusofonia consegue igualar e trazer as mulheres de três continentes, bem distintos, a uma só realidade. O filme aborda as mulheres da Lusofonia, desde deputadas, empresárias, jornalistas a mulheres comuns, e uma das personagens Moçambicanas é criadora do Banco Econômico para Mulher. Suas dores, suas lutas, seus anseios, são iguais no mundo todo! Será que as mulheres “LUSÓFONAS” são diferentes?
A Flor da Gigóia
Diretor: Ivo Schergl Jr.
Sinopse: Entre o amor e uma nova Paixão mulher opta após a descoberta de grave doença da filha por manter sua rotina e família, escolha essa que desencadeia uma série gatilhos emocionais e de distúrbios psicológicos que ela precisa tratar e resolver para ser feliz.
Quando a Coisa Vira Outra
Diretor: Marcio de Andrade
Sinopse: O Cinema da desigualdade de Vladimir Carvalho marcou a trajetória do documentarista ao longo de décadas de atividade. Com origem na seca região do Nordeste e radicado em Brasília, Vladimir transitou com desenvoltura entre as memórias nordestinas e a política da capital em vários filmes. “Quando a coisa vira outra” é um encontro entre imagens com Vladimir e seu irmão, Walter Carvalho, cineasta e diretor de fotografia. Desde o início, Walter foi levado pelo irmão a participar do universo do cinema. Walter Carvalho fotografou diversos filmes importantes do cinema nacional, construindo também sua linguagem própria na direção. O documentário percorre os mais importantes filmes realizados por Vladimir, numa conversa entre irmãos que revelam seus processos criativos e de onde surgem as ideias para mostrar a verdadeira realidade de um país.
O Faixa Preta – A Verdadeira História de Fernando Tererê
Diretor: Caco Souza
Sinopse: O Pentacampeão mundial de Jiu-Jitsu, Fernando Tererê (Raphael Logam), venceu quase todas as batalhas que travou nos Tatames. Mas foi longe deles que sofreu o seu maior revés. Baseado em fatos reais, o filme narra a fantástica história de superação de Fernando Tererê.
O Cordel do Folclore
Diretor: Adriano Ramires
Sinopse: O Cordel do Folclore” é um Filme escrito por Jonathan Marques que combina elementos do cordel nordestino com lendas do folclore brasileiro. O filme explora de maneira criativa e poética diversas histórias e figuras do imaginário popular do Brasil, utilizando a linguagem característica dos cordéis, que são poemas narrativos tradicionais. Zé do Cordel, um contador de histórias do sertão nordestino, descobre um antigo livro encantado por Tupã, o deus dos povos indígenas. Ao abri-lo, ele inadvertidamente cria um portal para um mundo onde os personagens icônicos do folclore brasileiro ganham vida.
4ª MOSTRA HUMBERTO MAURO